A Federação Portuguesa de Tiro realizou, no dia 20 de Novembro, pelas 11h, na Carreira de Tiro de 25m do CDNJ, a apresentação da disciplina de BR25 com carabinas de ar comprimido.
A sessão, aberta a todos os atletas federados na FPT, permitiu uma primeira abordagem a esta disciplina de Benchrest, em que se podem usar carabinas de ar comprimido com potências desde 7,5 joules.
Decorreu no dia 20 Novembro de 2011, na Carreira de Tiro do Jamor a 1ª edição da Taça A.Montez de Field Target.
Graças a esta iniciativa da Espingardaria A. Montez a prova decorreu pela primeira vez no Jamor. Depois de 5 Campeonatos Nacionais, o Field Target Português veio à Cidade e mostrou-se na sua melhor forma.
Decorreu no dia 02 Outubro de 2011, na Ota, Vale das Pedras, a 5ª Prova e última prova a contar para o Campeonato Nacional de Field Target 2011.
O percurso montado numa zona do campo de tiro que até hoje nunca tinha sido utilizada, revelou-se esteticamente bem conseguido com um factor novidade que certamente satisfez quem teve a oportunidade de disfrutar mais um dia de Tiro de Campo (Field Target).
Realizou-se no passado dia 11 Setembro de 2011, em Reveles, Montemor-o-Velho a 4ª Prova a contar para o Campeonato Nacional de FT.
Num dia solarengo e muito agradável, a prova Contou com a participação de três dezenas de atiradores que chegaram desde o algarve, ao norte de Portugal.
Ao contrário do que acontece no Campeonato Português, o Campeonato de Field Target em Espanha decide-se numa única prova disputada em 2 dias.
Coube desta vez á AGFT (Associação Galega de FT) & Camponaraya a responsabilidade de organizar esta prova que teve lugar em Monforte de Lemos, Galiza nos dias 4 e 5 Agosto 2011.
Estiveram presentes mais de 50 atiradores em prova, onde se contabilizou a participação de 5 Portugueses que apesar dos resultados finais não poderem ser considerados, resolveram aproveitar a amabilidade do convite deixado pela organização para participar.
Como já vem sendo habitual, a região de Zumarraga em Espanha durante o mês de Julho prepara-se para mais um grande evento de Field Target na Península Ibérica.
Desta vez, as expectativas não poderiam ser melhores, garantiram a sua presença diversos atiradores de nacionalidades diferentes na 6ª edição do Open Internacional de FT de Euskadi que decorreu nos dias 16 e 17 Julho 2011.
Entre os presentes verificamos a presença de Belgas, Franceses, Italianos, Ingleses, Espanhóis, Alemães e claro um grupo de Portugueses que se fizeram representar e muito bem mas disso falaremos mais tarde.
Realizou-se nos dias 18 e 19 de Junho 2011, no Campo de Tiro Vale das Pedra - Ota - Portugal, a 1ª edição do Open Ibérico de Field Target e 3ª Prova a contar para o Campeonato Nacional de FT.
A prova juntou vários entusiastas da modalidade vindos de diversos pontos de Portugal e Espanha com idades comprendidas entre os 12 e os mais de 70 anos.
Das presenças registadas, contabiliza-se um total de 67 atiradores, 27 dos quais eram atiradores Espanhóis, 7 senhora e 2 juniores (menos de 18 anos).
Decorreu nos dias 04 e 05 de Junho 2011, em La Cabrera - Espanha, mais uma edição do Open Field Target de La Cabrera 2011.
Com a participação de 34 atiradores, a prova destaca-se por está inserida numa zona de montanha, a norte de Madrid, marcada por pequenos arbustos e grandes blocos de rocha.
A prova de dois dias, com 50 pistas e 100 alvos, revelou estar bem montada e cuidada proporcionando grandes momentos de lazer, convivio e competição aos participantes.
Com um clima ameno e temperado, decorreu no palco da APFT, em Outil, mais um edição a contar para Campeonato Nacional de Field Target.
A organização, irrepreensível, idealizou e programou um circuito com consideráveis melhorias e muitas novidades face ao ano anterior.
Entre as novidades figuravam 50 alvos em prova, novos alvos da marca knockover, estacas, suportes de árvores, bandeirolas, cintas e pastas de equipa com scorecards que claramente mostaram empenho e grande dedicação da organização para o bom desenvolvimento na prova.
Com uma temperatura a rondar os 16º e com ausência de chuva, realizou-se no dia 27 de Março 2011, no campo de tiro da Associação de Caçadores de Loures, a 1ª prova do Campeonato Nacional de FT 2011.
Estiveram presentes em prova 31 atiradores distribuidos pelas 3 Classes existentes, onde o CTC bateu um novo record com 22 associados em prova (+2 do que em 2009).
O circuito apresentava 32 alvos onde a grande novidade foi a introdução da utilização dos cronómetros por equipa.
Decorreu no dia 12 e 13 de Março de 2011, no perímetro do Regimento de Infantaria 3, na freguesia de Cabeça Gorda, concelho de Beja, o 3º Encontro de FT/HFT organizado pelo Clube de Tiro de Campo.
O prova decorreu no mesmo palco dos anos anteriores, junto a uma ribeira que parecia ter engordado e ganho vida com as chuvas dos dias anteriores.
Devido ao mau tempo que se previa para o fim-de-semana, foi decidido dar prioridade á prova de FT no sábado, deixando o HFT para o dia de domingo.
Cerimónia Entrega de Prémios da Federação Portuguesa de Tiro 2010
Realizou-se no passado dia 12 de Dezembro de 2010, na Associação da Força Aérea Portuguesa (A.F.A.P.), Av. Gago Coutinho nº129 em Lisboa, a cerimónia de entrega dos prémios e troféus para as provas realizadas em 2010, sob a égide da FPT.
A bom ritmo e com boa disposição, a cerimónia iniciou-se com pequeno discurso do Presidente da Federação Portuguesa de Tiro, Dr. Luís Moura. Tudo foi correndo dentro do esperado e planeado com a introdução de um pequeno intervalo para recuperar forças.
Já em plena época outonal, realizaram-se Domingo, 14 de Novembro o último Evento do campeonato CTC 2010.
O dia amanheceu chuvoso, mas de acordo com as previsões o céu acabou por ficar limpo, mantendo-se assim até ao inicio da 2ª manga com uma pequena ameaça de chuva. Esta acabou por aparecer sobre a forma de um breve aguaceiro que dificultou o desempenho dos concorrentes por altura da sua última pista.
Decorreu nos dias 18 e 19 de Setembro 2010, em La Cabrera - Espanha, o Open Field Target de La Cabrera.
Com a participação de cerca de 40 atiradores, esta prova destacou-se por estar inserida numa zona de montanha, a norte de Madrid, marcada por pequenos arbustos e grandes blocos de rocha.
A prova de dois dias, com 50 pistas e 100 alvos, revelou estar bem montada e cuidada proporcionando grandes momentos de lazer, convivio e competição aos participantes.
4ª Prova do Campeonato Nacional de Field Target 2010
O dia apresentou-se limpo, com temperaturas quentes e praticamente isento de vento, excepção feita a algumas brisas que se fizeram sentir durante a prova surpreendendo um ou outro atirador mais distraído.
A prova começou com um periodo de validação das armas (zeragem), seguido do Briefing e sorteios de linhas. Por volta das 11 horas, deu-se ao início à prova conforme o planeado pela organização.
Estiveram presentes 34 atiradores que participaram numa prova composta por 34 alvos e 17 pistas cuidadosamente montadas deixando saudades a quem teve oportunidade de aproveitar as excelentes condições que o espaço proporciona para a prática da modalidade.
Decorreu nos dias 3 e 4 de Julho 2010, em Zumarraga - Espanha, a 5ª edição Field Target Open Internacional de Euskadi 2010.
Com a participação de cerca de 90 atiradores de diversas regiões da Península Ibérica, esta prova destacou-se pela presença de alguns dos melhores atiradores do Mundo de Field Target (Inglaterra). Adicionalmente esteve ainda presente em prova o Campeão Húngaro em título.
Quanto á comitiva Portuguesa, estiveram em Zumarraga 9 participantes a representar as cores lusas sendo 5 atiradores do Clube de Tiro de Campo e 4 da Associação Portuguesa de Field Target.
Foi nos primeiros dias de Verão de 27 de Junho, no Vale das Pedra, Ota, que se realizou a 3ª prova a contar para o campeonato nacional de Field Target 2010.
Entre imponentes pinheiros mansos e sobreiros da região, foi cuidadosamente montado um circuito com 45 alvos onde se tomou partido dos declives naturais, árvores, vegetação rasteira e ondulações do terreno, para criar uma variedade muito grande de posições de tiro. De forma a criar um factor novidade e garantir sombras naturais aos atiradores, o circuito foi redesenhado criando novos desafios a todos.
Numa organização da Camara Municipal de Loures, teve lugar do dia 28 Maio pelas 21.30h, em Moscavide, a 2ª Gala de Desporto. Com o objectivo de distinguir os atletas que se destacaram no Município, foi com pompa e circunstância que foram sendo distribuídos prémios ao longo da noite, a jovens e seniores de várias modalidades.
Fruto da parceria e relação de longa data com a Associação de Caçadores de Loures, que desde sempre têm apoiado o Clube de Tiro de Campo, os atiradores CTC foram chamados e lauredos pelo Município pelos resultados alcançados nos Campeonatos Nacionais de Field Target.
Foi num dia de sol radioso e quente, que decorreu no passado Domingo, 23 de Maio, em Outil, Cantanhede, a 2ª prova a contar para o campeonato nacional de FT 2010.
A prova começou com um periodo de zeragem alargado. Ao dispôr dos atiradores, estava o Chrony da organização para que quem quisesse validar as velocidades do seu equipamento. Terminado o período de zeragem, o árbitro efectuou a validação do equipamento e iniciou o briefing. Após essa fase fez-se o sorteio e iniciou-se a prova que teve uma duração de 3 horas.
Numa organização do Clube Português de Tiro de Prático e de Precisão e da Federação Portuguesa de Tiro, com a parceria da Associação de Caçadores de Loures (ACL), realizou-seno dia 28 de Março de 2010, uma vez mais no Campo de Tiro da ACL, no Casal da Verdelha, Guerreiros, Loures, a I Prova do Campeonato Nacional de “Field Target” de 2010.
O início da Primavera, brindou a organização e os atiradores com um dia ameno, com muita luz mas com algum vento que por vezes se fazia sentir mais forte.
Decorreu no fim de semana de 13 e 14 de Março de 2010, no perímetro do Regimento de Infantaria 3, na freguesia de Cabeça Gorda, concelho de Beja, o primeiro evento de Tiro de Campo do CTC 2010.
O cenário escolhido foi um montado alentejano, sendo o espaço gentilmente cedido pelo Regimento de Infantaria nº3. As condições climatéricas proporcionaram temperaturas agradáveis e céu limpo após meses de chuvas. As brisas adicionaram um factor de dificuldade acrescido sentido por todos os atiradores.
Almoço de Reis de Cerimónia de Entrega de Prémios CTC 2009
Realizou-se no dia 10 de Janeiro de 2010, Restaurante do Vale da Pedras, OTA, o habitual almoço convívio entre os sócios CTC.
O almoço de Reis, incluia não só a entrega de prémios das provas internas CTC relativas a 2009 mas também os medalhas do Campeonato Nacional de Field Target de 2008 e 2009.
- Field Target . Benchrest . Silhuetas . Hunter Field Target -
Clube de Tiro de Campo, CTC
(c) 2011. Todos os direitos reservados.
Reprodução proibida sem autorização prévia. ctcfieldtarget@gmail.com