Clube de Tiro de Campo
Fundado a 14 de Setembro de 2004
Membro da Federação Portuguesa de Tiro desde 18 Novembro 2006


Hunter Field Target



Portugal

O que é o HFT (Hunter Field Target)?

O HFT, Hunter Field Target, nasce da necessidade que alguns atiradores sentiram tanto de de regressar às origens do FT, onde o equipamento era menos sofisticado, como de praticar competitivamente uma disciplina onde a técnica de tiro se aproximasse mais do que se pratica no tiro de caça com armas de ar comprimido.

Assim, embora se possa usar uma mira de qualquer gama de ampliações, as regras ditam que a ampliação escolhida se deve manter até ao final da prova. Caso se use uma mira com ajuste de parallaxe, o mesmo não pode se modificado até que a prova termine.

Tipicamente, os atiradores escolhem uma ampliação e um ajuste de paralaxe conservador, que lhes permita precisão e uma imagem nítida q.b. na gama de distâncias (mais radical) que o HFT autoriza, i.e. das 8 às 45 jardas (7 a 41m aprox.).



Importa relembrar que nos primórdios do FT se utilizavam miras de objectiva fixa, inicialmente pensadas para armas .22 L.R. ou de Caça Grossa, cuja parallaxe era devidamente corrigida para uma distância entre os 20 e os 30m através do ajuste da lente frontal.

Sem a possibilidade de medir a distância aos alvos através do ajuste de parallaxe, a distância passa a ser estimada por cálculo, com o auxílio das referências do terreno, e passa a haver apenas um minuto por tiro em cada lane.

As KillZones podem estar parcialmente encobertas por obstáculos naturais, e os tiros que acertem na silhueta sem a fazer tombar passam a marcar um (1) ponto, embora valham apenas metade dos pontos de um Hit que faça tombar o alvo, que passa a valer dois (2) pontos.

Para que haja uma cisão de facto com o FT, a posição sentada nas suas diversas variantes é proibida. Mais, de acordo com o tiro de caça, é permitido utlizar os obstáculos naturais do terreno para apoiar o corpo ou a arma e não há posições forçadas, desde que o corpo do atirador esteja em contacto com uma estaca (Peg) que marca a linha de tiro ou lane.



Resumindo, trata-se de uma modalidade onde o ênfase no equipamento é minorado e na qual são postas á prova as capacidades do atirador para estimar distâncias, improvisar apoios e fazer tiros a partir de posições pouco suportadas, em suma, tiros de caça.




- Field Target . Benchrest . Silhuetas . Hunter Field Target -
Clube de Tiro de Campo, CTC
(c) 2011. Todos os direitos reservados.
Reprodução proibida sem autorização prévia.
ctcfieldtarget@gmail.com