Clube de Tiro de Campo
Fundado a 14 de Setembro de 2004
Membro da Federação Portuguesa de Tiro desde 18 Novembro 2006


Benchrest



Portugal

O que é o Benchrest ?

O Benchrest, como o seu nome indica é uma modalidade de tiro praticada com a arma apoiada numa mesa/bancada.


Existe correntes duas desportivas dentro desta modalidade. Por "agrupamento" ou por tiro ao "centro" num alvo com várias circunferências onde as pontuações aumentam à medida que o tiro se aproxima do centro.

Os agrupamentos, são feitos num mesmo alvo em papel com vários tiros tão próximos quanto o possivel. O “agrupamento” é definido pela medida entre centros dos dois tiros mais espaçados do grupo.

O praticante desta disciplina tem como benchmark a obtenção de um agrupamento inferior ao “minuto de arco” ou M.O.A. esta grandeza corresponde a ¼” a 25 yds, ½” a 50yds, a 1” a 100yds.


Quanto Por tiro ao "centro" é feito num alvo de papel com vários alvos, onde apenas se dispara uma vez por cada alvo com o objectivo de ter a pontação máxima.

Para o conseguir, necessitará de uma arma precisa com uma óptica de retículo fino, de projecteis escolhidos e de uma técnica de tiro impecável, onde a repetitibilidade das condições em que o projéctil abandona a boca do cano é a palavra de ordem.

  DSC_8379.JPG (106006 bytes)

Não são estranhos a esta técnica factores como a capacidade de descontracção muscular e o controle da respiração, ou ainda a sincronização do momento em que o tiro ocorre com o intervalo dos batimentos cardíacos.



Actualmente em Portugal, a Federação Portuguesa de Tiro homologou no seu quadro competivo o Benchrest a várias distâncias sendo que para o ar comprimido esta é feita a 25 metros (BR25) e de acordo com as regras da Federação Europeia de Benchrest (ERABSF).



Video - Prova de Apresentação BR25 - Ar Comprimido



- Field Target . Benchrest . Silhuetas . Hunter Field Target -
Clube de Tiro de Campo, CTC
(c) 2011. Todos os direitos reservados.
Reprodução proibida sem autorização prévia.
ctcfieldtarget@gmail.com